Bateria de celular durando uma semana: Inovação da IBM e Samsung
Logo logo vamos receber uma inovação no mercado que irá mudar a forma como encaramos a autonomia dos nossos celulares. Imagina carregar o celular uma única vez e não precisar se preocupar em carregar de novo nos próximos 7 dias? Seria uma baita facilidade.
Eu sou o Fernando e hoje vou te explicar sobre essa inovação que está sendo desenvolvida para, no futuro, ser vendida em massa.
Se você curte esse tipo de vídeo, já deixa o like, se inscreva no canal e ative o sininho para não perder nenhum vídeo novo.
Para a gente entender sobre esse avanço nas baterias de celular, temos que falar sobre a International Electron Devices Meeting, ou Encontro Internacional de Dispositivos Eletrônicos.
Esse encontro funciona como uma conferência anual sobre microeletrônica e nano eletrônica. É nele que são comunicados diferentes avanços tecnológicos relacionados às tecnologias de semicondutores e outros dispositivos relacionados.
Na conferência de 2021, realizada em São Francisco, nos Estados Unidos, a IBM e a Samsung anunciaram o desenvolvimento em conjunto de uma nova tecnologia que promete revolucionar a performance não só dos celulares, mas de aparelhos eletrônicos no geral.
Essa nova tecnologia se chama VTFET, sigla em inglês para Transistores de Efeito de Campo de Transporte Vertical. O design dessa tecnologia consiste em empilhar transistores verticalmente em um chip, fazendo com que a corrente elétrica corra de cima para baixo.
Hoje em dia, a tecnologia que usamos é a FinFET, que organiza os transistores lado a lado na horizontal. Com a VTFET organizando verticalmente, a superfície de contato ficou bem maior, o que resultou no aumento da eficiência da energia.
Por isso podemos dizer que a grande diferença entre a FinFET e a mais nova VTFET é que, mesmo a entrega de performance sendo idêntica, o consumo de energia da VTFET é bem menor. É tão baixo que a IBM e a Samsung preveem que os chips construídos com essa nova tecnologia podem dar autonomia para os celulares de 1 semana com uma única carga.
O que também é impressionante é que a IBM e a Samsung noticiaram que a arquitetura VTFET possui potencial para ser otimizada e entregar um desempenho ainda mais elevado, superando em até duas vezes processadores já disponíveis no mercado, incluindo o Snapdragon 8 Gen 1 e o Apple A15 Bionic. Essa otimização vai permitir que os usuários experimentem um aumento significativo na eficiência dos aparelhos.
Além de beneficiar o setor de smartphones, a VTFET também tem o potencial de revolucionar outras indústrias como a automobilística, por exemplo. Por ter sua eficiência energética e performance elevadas, é muito provável que as barreiras para o crescimento dos veículos elétricos sejam finalmente derrubadas, ajudando a impulsionar a transição para uma mobilidade mais limpa e sustentável.
Atualmente, a arquitetura VTFET está em estágio de protótipo nos laboratórios da IBM, mas os especialistas da empresa já apontaram para o enorme potencial da tecnologia em superar os atuais limites da nanotecnologia.
Pensando na eficiência dos semicondutores VTFET e no grande leque de aplicações que essa tecnologia pode ter, com certeza a produção em larga escala de chips VTFET não está tão distante de acontecer.
A IBM e a Samsung acreditam que essa nova tecnologia pode revolucionar o mercado de semicondutores e permitir que a indústria alcance novos patamares de performance e eficiência energética. Mas e você? Acha que essa tecnologia irá mudar a forma como usamos nosso celular e outros aparelhos? Consegue enxergar quão longe essa inovação pode chegar? Me conta aqui nos comentários o que achou e não se esqueça de deixar o seu like, de se inscrever no canal e nos vemos na próxima.
Até mais!
Comments