Google dá fim a aplicativo para medir objetos com a câmera do celular
O Google Measure, aplicativo que utiliza Realidade Aumentada (AR) para medir objetos usando câmera do celular, será descontinuado pelo Google, segundo descoberta do site de tecnologia Android Police nesta terça-feira (8). Lançado em 2016, o app de medidas fazia parte do extinto Project Tango, plataforma também de realidade aumentada. Com o encerramento, o aplicativo ficará disponível apenas para usuários que já o haviam baixado e não receberá mais atualizações nem suporte.
O Google Measure foi criado em 2016 e era um aplicativo exclusivo para celulares Tango. O projeto, que utilizava AR para mapear o mundo ao redor do usuário, foi iniciado em 2014 e descontinuado em meados de 2018, quando foi substituído pela tecnologia ARCore. De lá para cá, o Measure passou a ser compatível com dispositivos Android que tivessem suporte à tecnologia.
O gigante das buscas, no entanto, decidiu interromper o app este ano e, a partir de agora, apenas usuários que já haviam baixado o Measure antes poderão continuar usando a ferramenta. Agora, sem suporte nem atualizações, as potenciais falhas do app não serão corrigidas, já que ele chegou a sua "versão final".
O Google Measure permitia medir objetos ao redor de forma bastante simples: bastava apontar a câmera do celular para o item e posicionar dois pontos, cada um nas extremidades do objeto. Dessa forma, o app era capaz de fazer uma medida aproximada do elemento. O Measure também podia calcular valores aproximados de volume e área, caso fossem posicionados pontos múltiplos sobre o objeto.
Comments